Vale a pena investir em telefonia em nuvem?
Quando analisamos o cenário dos sistemas de comunicação via telefone, percebemos o quanto de estresse e de dificuldades técnicas estão envolvidos no universo da telefonia convencional. Linhas cruzadas, sinais que caem, indisponibilidade de rede para chamadas via celular… É uma infinidade de complicações que preocupam o dia a dia tanto dos usuários convencionais quanto, especialmente, os ambientes corporativos, que dependem de uma comunicação efetiva para dar fluidez aos negócios.
Diante desse cenário de instabilidade e, em várias situações, de custos elevados (de maneira particular nas empresas que dependem de ligações interurbanas com frequência), muitas organizações têm migrado suas operações para a telefonia VoIP, para buscar mais qualidade nos serviços e, ainda por cima, reduzir custos.
Mas, afinal de contas, vale a pena fazer os investimentos necessários para passar a utilizar a telefonia em nuvem na comunicação corporativa? Acompanhe o material que nós preparamos para ajudar você a decidir.
A telefonia em nuvem é igualmente conhecida como VoIP (em português, Voz sobre Protocolo de Internet). Trata-se, essencialmente, de um processo tecnológico que transforma os sinais analógicos de voz em uma linguagem de dados de internet para, na outra ponta da comunicação, novamente reverter esses dados em voz, de modo que os envolvidos possam falar e ouvir naturalmente. Todo esse processo acontece em milésimos de segundos e se utiliza da estrutura de rede já presente nas empresas e residências para os demais usos da internet (como e-mail, navegação em sites, serviços de streaming).
A partir do sistema VoIP, o usuário consegue realizar ligações entre computadores ou mesmo entre um computador e um telefone móvel ou fixo. No uso doméstico e recreativo, essa tecnologia já está presente em diversas plataformas online. As mais conhecidas e populares talvez sejam o Skype e o WhatsApp (que permitem, ao mesmo tempo, a troca de mensagens e o tráfego chamadas de áudio ou vídeo).
Quando comparados aos sistemas convencionais de serviço telefônico, o VoIP se apresenta como alternativa muito viável. Já que o PABX em nuvem é integrado à internet, toda a comunicação entre os colaboradores da corporação (seja entre ramais ou com aparelhos móveis habilitados para essa modalidade) pode ser feita sem a cobrança de custo por minuto, como acontece usualmente nos contratos de com as operadoras.
Trata-se de um sistema que oferece alta escalabilidade e flexibilidade no gerenciamento de ramais, podendo inclusive gerenciar os números de modo que um colaborador que esteja eventualmente em trabalho remoto possa atender os telefonemas que forem direcionados ao ramal localizado na mesa dele, dentro do prédio corporativo.
Se pensarmos do ponto de vista estrutural de apoio, as organizações que migram para a telefonia em nuvem não precisam mais se preocupar em instalar ou manter uma estrutura do sistema telefônico, visto que toda a operação pode ser gerenciada de um computador conectado à internet.
Diante de todas essas informações, fica muito evidente que o VoIP é, para empresas de qualquer porte, uma opção de estrutura de comunicação altamente vantajosa, especialmente se for considerado o manejo dos custos no longo prazo.
Ainda que, eventualmente, seja necessário arcar com a aquisição de sistemas, melhorias na banda de internet e instalação de adaptadores, a robustez do sistema certamente vai gerar benefícios econômicos e de funcionamento, visto que o atendimento será feito com mais qualidade, as equipes de colaboradores terão mais vias de integração e o contato com parceiros, fornecedores e clientes estará favorecido.
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