SIP E VOIP: Conheça a diferença entre os dois tipos de telefonia
No universo das plataformas de telecomunicações baseadas na internet, são muitas as possibilidades disponíveis aos gestores de tecnologia das empresas. Quando falamos especificamente na área de telefonia, duas siglas aparecem em destaque: SIP e VoIP. Apesar de parecerem a mesma coisa, cada um desses sistemas de transmissão de dados tem uma arquitetura própria e pode, para cada uso, ser mais adequado.
Para que você tenha mais conhecimento sobre os diferenciais de cada possibilidade, preparamos este material com esclarecimentos específicos sobre o funcionamento dessas ferramentas de telefonia em nuvem. Acompanhe a seguir!
A abreviação SIP, em inglês, significa Session Initiation Protocol. Numa tradução livre para o português, seria algo como Protocolo de Iniciação de Sessão. Trata-se de uma arquitetura de dados aberta, que possibilita comunicação direta com os demais usuários que se conectem as partir da mesma cadeia de protocolos.
Já VoIP, em inglês, quer dizer Voice over IP. Em português, algo como voz sobre protocolo de internet. Ou seja, é um sistema originalmente pensado para promover o tráfego de ligações telefônicas substituindo o cabeamento dedicado exclusivamente para este fim pela tecnologia de uso comum nas redes de internet, agregando possibilidades de interação, como as chamadas em vídeo.
O protocolo de telefonia SIP organiza a arquitetura da rede de modo a promover as conexões necessárias entre os diversos usuários. Seu uso é muito difundido para garantir segurança, privacidade e, ao mesmo tempo, a estabilidade necessária para a boa qualidade das chamadas, especialmente em sistemas de telefonia móvel.
Com a evolução dos recursos e das linguagens tecnológicas, hoje o SIP não atende apenas o sistema de telefonia, mas também organiza as funcionalidades de interação em ambientes digitais de ensino, jogos e lojas virtuais dos mais diversos segmentos comerciais.
Já a telefonia VoIP tem nas chamadas corporativas via internet a sua principal funcionalidade. Como já lembramos, essa tecnologia não faz uso da infraestrutura do sistema de telefonia convencional, aproveitando a rede de dados já disponível para demais funcionalidades de internet. Por esse motivo, as organizações vêm apostando nesse método para oferecer diferenciais competitivos nas estratégias de mercado e no relacionamento com os colaboradores e parceiros.
Sabemos que, aqui no Brasil, as operadoras de telefonia se organizam de modo a manter uma oferta com altos custos ao consumidor. A adoção do VoIP em sistemas de telefonia corporativa, com colaboradores posicionados em diferentes localidades, reduz de modo muito significativo os custos de comunicação com ligações locais e interurbanas. Sem contar que há uma grande flexibilidade na implantação de ramais, mesmo que localizados em prédios fisicamente distantes (e até em cidades diferente, por exemplo.
Não bastasse essa importante oportunidade de redução de custos, o sistema de telefonia estruturado via VoIP possibilita também várias ferramentas agregadas muito funcionais, como a instalação de unidades de resposta audível (URA), com menu personalizado; a oferta de áudio ou videoconferências entre vários colaboradores simultaneamente; transferência automática e suporte para gravação de chamadas.
Enquanto isso, o SIP favorece a segurança, possibilitando a troca de mensagens multimídia entre os usuários de modo a garantir privacidade e sigilo. Quanto à ligações, o SIP opera com um servidor capaz de realizar quase que instantaneamente a localização do destinatário e, se necessário, promover o redirecionamento da chamada. Outra funcionalidade é o servidor de registro, que centraliza e mantém atualizadas as informações de direcionamento dos dados.
Temos aqui, sem dúvidas, duas soluções tecnológicas altamente funcionais que estão em permanente atualização para que a comunicação corporativa seja cada vez mais segura, eficaz e com custos competitivos.
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