Telefonia em nuvem: vale a pena?
Você já reparou que é cada vez menos usual o uso de dispositivos como pen drives e cartões de memória para transportar arquivos digitais? Já parou pra pensar por que esse fenômeno está acontecendo? Pois bem. Estamos cada vez mais mergulhados na tecnologia de armazenamento de dados em nuvem, ou seja, num ambiente virtual, disponível a partir de qualquer ponto com acesso à internet e com facilidade de localização das informações. Essa mesma lógica, já consolidada para o armazenamento de dados, é também aplicável para os sistemas de transmissão de dados e de telecomunicações. É nesse cenário, recheado de tecnologia e inovação, que se insere o universo da telefonia em nuvem.
Muitos consumidores – tanto residenciais quanto corporativos – têm migrado dos sistemas convencionais de telefonia para a tecnologia VoIP (Voz por Protocolo de Internet, numa tradução livre da sigla para o português). Essa tecnologia que faz uso da banda de internet para controlar o fluxo de ligações e direcionar as chamadas. A seguir vamos explicar melhor como esse sistema funciona e por que ele pode ser vantajoso para você ou a sua empresa.
A grande inovação do sistema VoIP reside na possibilidade de substituir a transmissão de áudio, feita analogicamente por meio de pulsos eletromagnéticos, por um conjunto de dados digitais, que são transmitidos pela internet. Essa tecnologia permite que as chamadas possam feitas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet (seja de computador para computador, seja de telefone fixo para computador ou mesmo usando um celular que pode ser adaptado para ser um ramal).
Para ambientes corporativos, que dependem muito dos contatos telefônicos para o bom andamento dos fluxos de trabalho, a tecnologia VoIP pode ser uma aliada muito interessante. Em vez de centralizar o recebimento e o direcionamento das chamadas em um único espaço físico, há a possibilidade de usar a rede de internet para configurar um sistema de telefonia em nuvem. A partir desse conceito, é possível gerar, atender e direcionar ligações a partir de qualquer dispositivo ligado à internet. É o que chamamos PABX em nuvem.
Com esse jeito novo de gerenciar a telefonia, as empresas ganham em mobilidade e produtividade. Vejamos o exemplo de um vendedor ou funcionário que precisa manter contato telefônico permanente com os clientes. Aplicando a telefonia em nuvem, este colaborador não precisa estar na mesa do escritório para receber as chamadas. Basta ele estar perto ou carregar um dispositivo ligado à internet que nenhuma chamada será perdida. Sem contar que a comunicação entre setores ou departamentos da mesma empresa fica facilitada, visto que o sistema de ramais da empresa fica igualmente disponibilizado com base na conexão de internet.
Para empresas que já são nativas digitais e que possuem sistemas informatizados de gestão ou de compartilhamento de dados (como um CRM, por exemplo), a telefonia em nuvem é uma aliada sem igual. Afinal, fica muito fácil conectar o PABX por VoIP com outros sistemas usados pela empresa. Essa integração garante informações compartilhadas com rapidez, otimização de tempo e redução dos custos operacionais.
Ao contrário do que possa parecer, a implementação de um sistema PABX ou de ramais baseado na internet não é complexa. Antes de colocar o sistema para funcionar, no entanto, é importante verificar alguns detalhes técnicos, como, por exemplo, a rota de telefonia que a operadora usa e se a velocidade da sua banda de internet é compatível com o volume de transmissão de dados estimado pelo sistema de telefonia.
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